Juntos damos grandes passos.

Psikologias

Rua Padre Manuel Guimarães, 163
Real, Braga
4700-255
916348402
psikologias@gmail.com

Psik-Escola

 

 

Realizam-se projetos em escolas, colégios, ATL e centros educativos.  Para implantação de actividades na sua instituição ou para atendimentos, entrar em contacto pelo e-mail: psikologias@gmail.com ou pelo telefone: 91 634 8402

 

Os nossos projectos educativos: Educação Pré-Escolar, 1.º e  2º  Ciclo do Ensino Básico.

 

Avaliação da Prontidão Escolar

Descrição

Cada vez mais profissionais de saúde, professores, educadores são unânimes na necessidade de identificação e prevenção precoce das Dificuldades de Aprendizagem.

Assim sendo a avaliação das aptidões básicas necessárias à aprendizagem escolar em idade pré-escolar é de decisiva importância para a prevenção de eventuais dificuldades futuras, fornecendo indicações quanto à futura aprendizagem da leitura, escrita e cálculo, inserida no contexto do ingresso antecipado no 1º ano de escolaridade (decreto-lei 319/91, de 31 de Agosto).

Destinatários

Educação Pré-Escolar e 1.º  Ciclo do Ensino Básico.

Calendarização

Todas as acções a desenvolver serão agendadas em conjunto com as escolas interessadas/parceiras.

 

Sexualidade e Afectos no Pré-Escolar

Descrição

Sexualidade e Afectos no Pré-Escolar, um programa que dá resposta as preocupações geradas pelo ensino da Educação Sexual, no Pré-Escolar. Estruturado segundo sessões, tem como objectivo ensinar às crianças:

• as principais componentes do corpo humano e da sua originalidade em cada sexo;

• os papeis sexuais e as necessárias excepções;

• os mecanismos básicos da reprodução humana, compreendendo os elementos essenciais acerca da concepção, da gravidez e do parto;

• as diferentes relações de parentesco e de tipo de família;

• a adequação das várias formas de contacto físico nos diferentes contextos de sociabilidade.

Destinatários

Crianças dos quatro a cinco anos de idade.

 

Programa de Estimulação  Precepção Visual: Nível I, II e  III

Descrição

Com alguma frequência verificam-se crianças com atraso no processo de desenvolvimento preceptivo nos primeiros anos escolares.

Na maioria das crianças não se encontra uma razão específica, trata-se simplesmente de uma ritmo de maturação diferente.

A sua estimulação é muito importante para o êxito das primeiras aprendizagens. Abrange  áreas de  coordenação visuo-motora, percepção figura -fundo, constância do objecto, percepção visuo-espacial e visão espacial dado que tem uma maior influência na capacidade de aprendizagem da criança.

Destinatários

Educação Pré-Escolar e 1.º  Ciclo do Ensino Básico.

 

Os Medos das Crianças

Descrição

O medo do escuro, medo do lobo, medo de ficar sozinho… são sentidas por “todas” as crianças com diferentes  graus de intensidade. De uma forma prática aborda-se o tema, explicando aos pais a origem dos medos clássicos; a razão das crianças sentirem medo; como tranquilizar a criança; entre outros.

Através do jogo a criança exprime todos estes medos. Uma enorme riqueza para a criança compreender melhor a sua vida interior.

Destinatários

Educação Pré-Escolar e 1.º  Ciclo do Ensino Básico.

 

Programa de Treino de Consciência Fonológica no Pré-Escolar

Descrição

A consciência fonológica mal desenvolvida é a principal dificuldade para um grande número de crianças que apresentam problemas para ler. Estimular e  desenvolver a consciência linguística das crianças, em particular a consciência fonológica, é uma das  formas a prepará-las cognitivamente para aprender a ler e a escrever.

Destinatários

Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Calendarização

Todas as acções a desenvolver serão agendadas em conjunto com as escolas interessadas/parceiras.

Uma Caixinha de Emoções

Descrição

 “Uma Caixinha de Emoções” é composta por um conjunto de actividades de expressão corporal, musical e literária.

 As actividades visam estimular a identificação e expressão de emoções e sentimentos, nomeando-os e distinguindo-os em si e nos outros. Promove, também, a imaginação e a criatividade.

Porque uma  escola com coração e emocionalidade?

A  educação das  emoções tem um grande papel preventivo de possíveis problemas emocionais  de desenvolvimento da personalidade da criança. Ajudar as crianças a identificar e expressar suas emoções é importante para o desenvolvimento da sua identidade, auto-estima. Auto-controlo e autonomia.

Destinatários

Educação Pré-Escolar.

Calendarização

Todas as acções a desenvolver serão agendadas em conjunto com as escolas interessadas/parceiras.

 

Programa de Intervenção Educativa para Aumentar a Atenção e a Reflexividade

Descrição

A tentativa de clarificar a forma como é processada a informação recebida, leva-nos a concluir que urge a necessidade de intervir ao nível dos estilos cognitivos. Destacamos, de entre eles, a reflexividade \ impulsividade, por ser aquele que apresenta mais implicações ao nível dos processos de ensino \ aprendizagem. Através da dinâmica das sessões, pretendemos desenvolver competências ao nível da latência, promovendo, nos educandos, um aumento da capacidade de análise dos dados disponíveis na realização das tarefas propostas. Simultaneamente, temos como objectivo aumentar a exactidão ou precisão das respostas.

Para além das implicações académicas com estes programas, queremos contribuir para um aumento do auto-controlo que terá consequências positivas ao nível do comportamento e da diminuição da agressividade.

Destinatários

Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Pré-Guia de Competências

Descrição

O Pré-Guia de Competências consiste num programa de ajustamento psicológico, que intervêm preventivamente na promoção de competências essenciais para um desenvolvimento integral e harmonioso da criança, tornando objectiva e facilitadora a tarefa educativa que compete aos Jardins-de-infância.

Estruturado segundo sessões, trabalha de forma lúdica e atraente, através dos cinco sentidos, as competências sócio-afectivas primordiais para o crescimento saudável da criança, o autocontrole, a identificação e diferenciação emocional, a auto-estima e as competências sociais.

Destinatários

Crianças dos quatro a cinco anos de idade.

 

Crianças com Asas- Jogos de Relaxamento

Descrição

A tensão, o stress e a ansiedade são variáveis que hoje estão presentes na vida dos adultos e das crianças. Seus efeitos negativos têm impacto tanto nas crianças como nos adultos a nível físico e mental.

Propomo-nos a relaxar as crianças da melhor maneira que conhecemos: JOGANDO!
Os benefícios as sua práticas são múltiplos como diminuição do nível de stress muscular e mental, melhorar a concentração e aumento da confiança da criança em si mesmo.

Destinatários

Crianças a partir dos cinco anos de idade.